sábado, setembro 16, 2006

Expedição nocturna à Ilha do Lacrau


A Ilha do Lacrau fica situada no leito do Rio Douro entre a Senhora da Ribeira, concelho de Carrazeda de Ansiães e a foz do Sabor, concelho de Torre de Moncorvo.

Ponto de Partida: Carrazeda de Ansiães, 2 horas antes do Pôr do Sol
Dificuldade: Fácil
Risco: Médio
Meses: Todo o ano (preferencialmente de Outubro a Março porque os Lacraus estão menos activos)

De Carrazeda descer para o Rio Douro em direcção à Senhora da Ribeira. Na Senhora da Ribeira continuar pela estrada junto ao Rio Douro e seguir sempre por essa estrada na direcção a montante do rio. A certa altura a estrada asfaltada acabar-se-á mas deve seguir pela estrada em terra batida sempre o o mais junto ao rio possível. Irá passar por bonitas Quintas e várias linhas de água. deve seguir sempre o trilho de terra batida e sempre encostado ao rio até que chega a um ponto onde não pode seguir mais. No fim da estrada existe um pequeno largo é aí que deve deixar a viatura e é aí que vai começar o percurso de canoa. Está na Quinta do Saião.
Se tudo correr bem gasta perto de 1 hora para chegar até aqui.
Vista da Quinta do Saião. Foto Rui Lopes

Prepare bem as canoas e deixe cair a noite, não esquecer levar um pequeno chocolate e água potável para consumir enquanto rema. Apesar de serem águas paradas devido à barragem da Valeira, 10 km a jusante, esta parte do rio é muito funda e as águas são bastante frias no Inverno e Primavera pelo que não se devem descurar as questões de segurança. Uma vez a bordo, comece a remar para montante e prepare-se para 3,5 km de água confinada nas altas falésias de granito. Dependendo da cadencia do remo, deverá demorar 2 a 4 horas até chegar à Ilha do Lacrau. A Ilha do lacrau é difícil de identificar à noite por isso a certa altura deve ligar a lanterna e colocar-se no meio do rio. O primeiro sinal que nos indica a proximidade da Ilha são as bóias de navegação que são facilmente visíveis com uma lanterna porque são de material reflector. Na ilha existem umas setas que mandam fazer a navegação à direita de quem sobe o Rio...pois bem, 10 a 15 metros à esquerda dessa placa existe um acesso para o pequeno areal da Ilha do Lacrau. Suba por esse pequeno trilho e encontrará uma zona de areal coberta de erva. Faça um pequeno reconhecimento a essa área e encontrará um belo local junto a uma Oliveira para montar a tenda.






Na Ilha do Lacrau há efectivamente Lacraus.Os Lacraus são praticamente cegos e de hábitos essencialmente nocturnos. São pequenos (2 a 12cm) e de cor amarela ou castanha.
A espécie de escorpião existente no nosso País (Buthus occitanus), não é muito perigosa. Após a picada, os sinais no local podem ser mínimos, mas a dor é muito intensa e o membro forma um edema e fica parcialmente paralisado. Os sintomas são variados, desde a ansiedade, arrepios, cãibras musculares até à hipotensão. Caso não exista acompanhamento médico, a dor manter-se-á várias horas e os sintomas podem durar até dois dias, podendo persistir sintomas neurológicos durante mais de uma semana. Salvo raras excepções, como por exemplo picadas infligidas em crianças de tenra idade, o efeito do veneno do lacrau não é fatal.O membro afectado deve ser imediatamente imobilizado e deve colocar-se um garrote na proximidade da picada. Para controlar a dor sugere-se a aplicação de gelo ou cloreto de etilo no local da picada, ou ainda, compressas quentes embebidas numa solução de bicarbonato de sódio para neutralizar o veneno. O acompanhamento médico deve fazer-se o mais brevemente possível, principalmente quando se trata de menores de 6 anos, que podem entrar em estado de choque.
Mantenha sempre a tenda fechada. Pendure as mochilas e o calçado nas árvores. Não se sente no chão e use sempre botas enquanto está na ilha. Repare bem no que agarra. Aconselhamos que leve um toldo escuro para colocar no chão. O toldo serve para identificar facilmente os lacraus porque em cima das ervas secas são muito difíceis de detectar. Essa será uma zona onde poderá estar em segurança. Mantenha a zona do toldo bem iluminada.Para saber mais sobre Lacraus, consulte este Link: http://www.naturmedia.com/canais/Artigo.asp?iArtigo=13727&iCanal=1&iSubCanal=41&iLingua=1


O caminho de regresso será o mesmo, mas aconselhamos que seja feito de dia. Existe uma espledorosa vista para aquela parte absolutamente selvagem do Douro. O Vale é extremamente fechado e rochoso. Há falésias verticais de granito que nascem no rio e ascendem aos 80 metros. Facilmente avistará Grifos e com alguma sorte pode ver também Águias e Abutres. Subitamente o abrir-se-à para uma imensidão de água e luz. Chegou novamente à Quinta do Saião onde o rio se torna muito largo. A actividade está quase a chegar ao fim. Se chegou perto da Hora de Almoço, meta-se a caminho da Senhora da Ribeira, almoce no restaurante à beira-rio e passeie no cais com vista para o imenso pano de água do Douro e para as esplendorosas encostas.

Cais da Senhora da Ribeira. Foto Mário Pedro



Logística:
Jipe ou carrinhas de caixa aberta Canoa, coletes e as respectivas pagaias;
Tenda com rede mosquiteira
Água potável
Fogão portátil, tachos, pratos e talheres massa instantânea hidrofilizada
repelente de mosquitos
lanterna (frontal)
chinelas e botas
Toalha
protector solar e kit de higiene pessoal
sacos de lixo
Medicamentos: Analgésicos, antipiréticos, anti-inflamatórios (recomendamos o Brufen), antidiarreico. Bicabornato de Sódio.

Sem comentários: